sexta-feira, novembro 24, 2006

Teoria da conspiração...

Infelizmente, o dia 22 de novembro passou sem que eu escrevesse algo sobre o assassinato do presidente Kennedy. Apesar de não possuir muitos ídolos na história política daquele país. Kennedy, Lincoln e Washington merecem o nosso aplauso e estima.

Meu interesse pelo caso Kennedy começou aos 14 anos, quando li os 23 livros da comissão Warren, em inglês. Foi um interesse imediato, psicótico, promovido pelo filme de Oliver Stone, "JFK, a pergunta que não quer calar.".

Para os que não sabem, a comissão Warren foi a responsável pela investigação do assassinato do Presidente Kennedy, em 1963. As falhas existentes no inquérito são tão gritantes que até hoje maculam o Congresso Americano e a justiça dos Estados Unidos.

A verdade é que não existe a menor chance de Oswald ter assassinado o Presidente, com três tiros certeiros, do alto de um prédio em Dallas. A teoria da bala mágica é algo que o público americano não deveria ter aceito pacificamente, uma vez que só se comprova em laboratório, com quase todas variáveis físicas em ceteris paribus.

O filme de Stone foi inspirado nas ações do promotor Jim Garrison, único a reabrir o caso nos EUA, e a lutar contra um sistema de governo poderoso, que se utilizou de diversas artimanhas, como tornar os documentos classificados e sigilosos por décadas, sob a prerrogativa da segurança nacional.

Os documentos da investigação criminal deverão ser revelados ao público apenas em outubro de 2017, vinte cinco anos após a aprovação do "JFK Records Act", de 1991. Apesar do prazo ser absurdo, devemos agradecer aos legisladores. Caso contrário, tais documentos nunca não seriam de conhecimento do grande público.

Espero estar vivo para presenciar esse momento histórico, no qual saberemos quais instituições republicanas americanas participaram da conspiração para assassinar o Presidente. É uma pena que essa revelação de nada sirva a dor dos familiares e à população que sempre o amou.

No fim, Kennedy será lembrado eternamente por ter sanado dívidas históricas no que se refere ao direito dos negros nos EUA. A triste coincidência é que, certamente, o Presidente teria dado sua vida voluntariamente por essas conquistas.

Sempre orgulhoso de Jim Garrison!

Marcos André Ceciliano

Nenhum comentário: