sexta-feira, novembro 17, 2006

Ela pode conquistar a França!


Ontem, foram realizadas as primárias do partido socialista francês. Para surpresa geral, a vencedora foi Ségolène Royal, que obteve 60,83% dos votos. Como a vitória foi esmagadora, não haverá segundo turno dentro do PSF. Em outras palavras, Royal já é a candidata dos socialistas ao palácio de Eliseu.

O Jornal Fígaro (da direita francesa) afirmou que Ségolène será uma candidata forte, com chances de vencer a UMP. Já o Liberation (da esquerda francesa) disse que os integrantes do partido socialista não escolheram o candidato mais representativo de seus ideais, mas, aquele com mais chances de vencer Nicolas Sarkozy.

A história dessa senhora de Poitou-Charentes é impressionante. Filha de um militar autoritário, foi além das restrições impostas por seu pai, conquistou independência e se formou em ciências políticas pelo Institut d'Etudes Politiques de Paris. Se elegeu deputada por Deux-Sèvres e, logo depois, foi ministra nos governos de Pierre Bérégovoy e Lionel Jospin. Hoje, é presidente do conselho da região de Poitou-Charentes.

Conversei com uma amiga francesa, Sabrina, na tentativa de entender o fenômeno Ségolène. Segundo ela, a vitória esmagadora foi uma surpresa até mesmo para os franceses. Entretanto, ressaltou que o desempenho da candidata nos debates era louvável. E foi adiante: "Há dois anos, Ségolène era uma desconhecida da população, a projeção que tem hoje é fruto da popularidade adquirida quando da defesa dos jovens na questão da lei do primeiro emprego."

Os jovens franceses já começaram a campanha da socialista pela internet. Muitos especialistas acreditam que a web será de grande importância na eleição francesa de 2007. Para os que falam francês, sugiro o blog de Loic Le Meur.

Aos amigos,
Marie Antoinette de Sofia Coppola,

Marcos André Ceciliano

Um comentário:

Anônimo disse...

O partido socialista tomou uma decisão estratégica. Uma mulher atuante como Ségolène tem grandes chances de derrotar a UMP.
Parabéns pelo artigo! Continue assim...