segunda-feira, novembro 20, 2006

Manuela, brasileiramente linda!


Há muito queria escrever sobre essa gaúcha, eleita deputada federal pelo PCdoB, com 271.939 votos. Talvez, a razão da demora tenha sido o medo de exagerar nas declarações de apreço a esta linda jovem.

Apesar da pouca idade, 25 anos, Manoela tem uma bagagem política impressionante. É formada em Ciências Sociais pela UFRGS e em Jornalismo pela PUCRS, foi presidente da UJS e diretora da UNE. Em 2004, foi eleita vereadora, a mais jovem da história de Porto Alegre, com 9.498 votos.

Manuela D'Ávila é um fenômeno político, o rompimento ao estereótipo imposto. Não se utiliza de formalidades em seus discursos, gesticula sem parar e defende o fim da burocratização política. Quer tornar a linguagem legislativa popular. Certa vez, disse: " Eu tive que comprar uma briga aqui (câmara de Porto Alegre) para tirar "senhora" das notas taquigráficas. Tenho 24 anos, isso aqui não sou eu ... é uma visão burocratizada da política. E para que serve? Para afastar a população dela.".

Já sofreu perseguição da imprensa duas vezes. Na primeira, por utilizar o serviço de mensagens instantâneas, msn messenger, durante uma sessão da câmara de Porto Alegre. Na ocasião, a vereadora alegou estar trocando informações com internautas sobre a legislatura.

A segunda, mais recente, fala sobre compras no Duty Free do aeroporto Salgado Filho. Segundo o blogueiro Diego Casagrande, Manoela havia comprado perfumes, loções e cremes, todos importados. Ele questionou o fato da moça ser comunista e usufruir do que há de mais capitalista e burguês no mundo: os cremes Victoria´s Secret. Casagrande foi adiante e ironizou: "Foice e martelo não combinam com Victoria´s Secret em nada..."

Sinceramente, não vejo relevância na notícia. Cobrar determinada postura de alguém que defende o socialismo é algo infantil, descabido. O discurso do blogueiro mostrou-se ultrapassado, retrógrado, uma tentativa hipócrita de insuflar demagogia à imagem de Manuela.

Não é de hoje que seus adversários utilizam sua beleza para justificar seu sucesso. No entanto, essa é uma argumentação covarde, distante da realidade. Seu mandato participativo realiza mais de 100 reuniões anuais, presta contas e discute diretrizes para a juventude. É uma proposta inovadora em meio a tantos modismos e vícios políticos.

Seu compromisso para com a juventude é legítimo. Manuela é o futuro, uma alternativa aos políticos oligárquicos que há muito nos governam. Mesmo porque, parafraseando Celso Viáfora, "os velhos de Brasília não podem ser eternos".

Aos amigos,
uma ótima semana,

Marcos André Ceciliano

10 comentários:

Anônimo disse...

O que Manuela D'Ávila e Marcos André Ceciliano tem em comum?

Resposta: Os dois são burgueses demagogos que se dizem de esquerda.

Luiz Augusto Barroso disse...

Sou comunista; carioca. Não conheço ( infelizmente ) Manuela pessoalmente. Talvez, um dia, eu tenha essa sorte.
Mas, sou vaidoso ( e isso, a Camarada JANDIRA FEGHALI me resolveu muito bem ): eu nem sei como são os produtos da Victoria sei lá o quê. Mas não vivo sem AVON, L´OREAL E NATURA. E adoro quando me dizem que eu só pareço ter 29 anos ( mas, eu tenho 41 ). O babaca que chama Manuela de termos depreciativos esquece de uma coisa: antes de qualquer coisa, somos, nós, os comunistas, internacionalistas. PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO: UNI-VOS ( E USEM TODOS OS MEIOS PARA SEREM ESTETICAMENTE VITORIOSOS ).

Boa sorte, Camarada Manuela.

Anônimo disse...

Esse Luiz Augusto é um babaca...
Ahahahahahaha Ainda postou frase do manifesto do partido comunista.

Tava qui pensando e descobri outra semelhança entre Marcos André Ceciliano e Manuela D'Ávila.

Semelhança 2: Os dois tem discurso pronto para tudo. Para qualquer assunto e se desconhecerem, inventam uma resposta na hora. Porque são muito presunçosos para admitir não saber de algum assunto.

iahuahhiahuhaiahuhauh
Esses dois se merecem!

Anônimo disse...

Antes de comentar o texto quero dizer para o engraçadinho que está postando como anônimo que isso é coisa de covarde.
Deve ser um desses invejosos que só sabe fazer ofensas.

Em 2008, é Manuela prefeita de Porto Alegre e Marcos André prefeito de Paracambi.
Porque precisamos de pessoas inteligentes, não dessa corja oportunista que está aí.

Anônimo disse...

Sou de Porto Alegre e conheco a Manuela desde os tempos de "militancia" dela. "Militancia" assim mesmo, entre aspas. Ela e, e sempre foi, o perfeito exemplo de Paty metida a assistente social. Demagoga ao extremo, arrogante e "sabe-tudo". Esperta? Muito, sem duvida. Inteligente? Nem um pouco. Desinformada, ignorante, e portadora de um discursinho de Marxista de butique - ela nao e "uma proposta inovadora", e somente mais um modismo.

Anônimo disse...

Vamos assinar os posts, gente.
O cara de cima já é o segundo a postar como anônimo aqui... Assim, não é justo!

Anônimo disse...

Não é que formam um belo casal? Será que a Manu ai ser primeira dama de Paracambi?

Cida Meira disse...

Manuela...

Se todos jovens fossem iguais a vc que maravilha seria...

Anônimo disse...

Olha, sinceramente!
Quem conhece o Diego Casagrande sabe que o verme da merda do cachorro do bandido vale mais que ele.

Anônimo disse...

Bahhh...
A política precisa de renovação!
Chega dos calhordas de sempre, a juventude tem que estar presente, tem que se unir.

Sempre admirei o Marcos André, é um rapaz brilhante. Espero que seja o próximo prefeito de nossa cidade. O tio dele faz um trabalho muito bom na educação, foi invovador na inclisão digital. Quero que o trabalho dele continue nas mãos do Marcos.

A Manuela não conheço, mas, espero que trabalhe bem em Brasília