quinta-feira, novembro 23, 2006

Sérgio convida Benedita da Silva.


O governador eleito do Rio, Sérgio Cabral Filho, anunciou ontem que a ex-ministra de Ação Social, Benedita da Silva, participará de seu governo. Segundo Cabral, Bené ocupará a secretaria de Ação Social e Direitos Humanos no estado.

Ela que já foi estrela do PT, andava apagada ultimamente. Eleita para o congresso, em 1986, lutou pela inafiançabilidade de crimes raciais, licença de 120 dias à gestante, proibição de diferença de salários e direito das presidiárias de amamentar seus filhos. Em 1994, foi eleita Senadora da República, a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Apesar de alguns infortúnios, Benedita tem história: vendeu limão e amendoim quando criança, foi operária fabril e engraxate. Alfabetizou muitas crianças e adultos na escola comunitária da favela Chapéu Mangueira, onde fundou e presidiu uma associação de mulheres.

Enquanto Sérgio anunciava o nome de Benedita, o presidente Lula e o presidente do PMDB, Michel Temer, estavam a portas fechadas no Palácio do Planalto. Após a reunião, Temer anunciou a entrada do partido no governo.

Andreza Matais, deu a notícia na Folha Online às 15:28h. Vale destacar que não foi apenas a oficialização de um apoio que sempre existiu. O PMDB estava dividido entre governistas e independentes. O acordo de hoje, coloca todo o partido no governo. Trocando em miúdos, o governo tem agora maioria no congresso e, por conseguinte, os votos necessários para aprovar reformas importantes.

Quanto custou esse apoio? Falemos em moeda corrente: ministérios. Segundo Temer, não houve esse tipo de negociata. Terminou dizendo: "Nossa concepção é a de que em face dos projetos a serem executados e a critério do presidente da República, se for o caso, para a execução destes projetos e para a conseqüência deles, o PMDB pode ser chamado para ajudá-lo na execução."
Sinceramente, não sejamos tão ingênuos.

Independente do que fique acordado na questão ministerial, a perspectiva de sucesso desse governo supera a de qualquer outro já vivido no país.

Aos amigos,
estampas eucalol

Marcos André Ceciliano

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabia escolha, tem de se cercar de pessoas que realmente querem e praticam o bem comum.

Anônimo disse...

HA HA HA

Sabe o que acontece quando forma-se uma base governista GRANDE e AMPLA como a que Lula esta fazendo?

NADA.

Reformas importantes dificilmente serão aceitas, pela simples razão de que a AMPLA base se torna HETEROGENEA.

O voto é SECRETO, logo a "base" governista vota como quiser.

Uma reforma importante CERTAMENTE afetara negativamente algum cetor desta "Coalizão" e partirá a mesma.

GOLPISTA, me chamarão... VENDIDO...

Mas o que aconteceu na eleição do TCU!?

A COALIZÃO não existiu. Simplesmente não existiu.

E o PFL ganhou a vaga junto com o PSDB.


Começou bem o 2o mandato de Lula.. é bom se cuidarem para não perderem a presidência da Câmara..