quarta-feira, agosto 01, 2007

Na caixa-preta de voz...

Depois de muita especulação, foi divulgado o conteúdo da caixa-preta de voz do vôo 3054. Disponibilizei abaixo os últimos minutos da transcrição:

INÍCIO

18h45
Cabine: Pista à vista, pousando
Cabine: Pergunte à torre sobre condições de chuva, sobre a condição da pista e se pista está escorregadia
Cabine: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância, poderia confirmar condições
18h47
Torre: Está molhado e ainda está escorregadio.... Eu reportarei que a 35 está liberada ao 3054.
Cabine: TAM 3054, 35 à esquerda, autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia
Torre: Pouso está liberado
Cabine: Pouso está liberado. Pouso verde, vôo manual
Som do piloto automático sendo desconectado
Cabine: Checado
Som de três cliques indicando reversão para vôo manual
18h48
Som do movimento do acelerar
Som do aumento do barulho do motor
Primeiro-oficial: Reverso número um apenas. Spolier (freio) nada.
Piloto: Olhe isso
Primeiro-oficial: Desacelera, desacelera
Piloto: Eu não consigo, eu não consigo
Piloto: Oh, meu Deus.. Oh, meu Deus
Primeiro-oficial: Vai, vai.. vira, vira
Primeiro-oficial: Vira, vira.. Pára.
Som de barulhos de batida
Microfone de cabine: Ah, não (voz masculina)
Pausa nos barulhos de batida, sons de gritos, sons de barulho de batida

FIM

De acordo com os diálogos registrados na caixa-preta, os pilotos não reclamaram de aguaplanagem durante a tentativa de pouso. Ou seja, a culpa que foi atribuída a pista de congonhas e, por conseguinte, ao governo e suas agências reguladoras, não se comprova.

Os dados de voz também serviram para descartar uma das hipóteses mais aclamadas por especialistas do setor: a de que os pilotos não estavam cientes da ausência do reversor direito. A fala do primeiro-oficial, às 18h48, é clara nesse sentido: "Reverso número um apenas".

Entretanto, surgiu algo novo. Segundo a trancrição, o piloto tentou frear a aeronave através dos spoilers e não conseguiu. Um dado que nos remete a falha mecânica. Algo que poderá ser comprovado quando da análise do conteúdo da segunda caixa-preta.

Erro humano! Esse é o consenso entre a maioria dos especialistas sobre a causa do acidente. A manete de controle do motor direito foi mantida na posição de aceleração, quando deveria estar em marcha lenta. Então, os sistemas eletrônicos da aeronave teriam interpretado que o piloto estava tentando arremeter. Talvez, por essa razão, o sistema de freio não tenha respondido. Pode ter sido inibido pelo computador de bordo.

É importante lembrar que o piloto não tem controle total sobre a aeronave. Com o avanço tecnológico, ele se tornou um mero supervisor, preso as rotinas determinadas pelos sistemas de navegação. No fim, ele dá comandos a um computador que pilota a aeronave. Triste constatação!

Aos meus amigos,
os comentários de Carta,

Marcos André Ceciliano

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