A edição de hoje do Herald Tribune traz uma matéria muito interessante sobre o combate a pobreza na América Latina. Na coluna de economia, há uma comparação entre os programas adotados por Brasil e Venezuela, ressaltando o alto valor dos recursos aplicados pelos dois países.
Segundo o repórter, essas economias estão investindo bilhões em políticas de combate a pobreza. Mas, apenas uma está adotando uma estratégia econômica eficaz.
O jornalista acredita que o programa brasileiro tem um retorno econômico e social muito maior, porque obriga as famílias a cumprirem metas para terem acesso ao benefício. Como exemplo, citou que as mulheres grávidas devem cumprir o cronograma do pré-natal, os menores devem estar com as vacinas em dia e as crianças precisam alcançar um mínimo de frequência escolar.
No caso da Venezuela, bilhões de dólares provenientes do petróleo também estão sendo investidos no combate a pobreza. Mas, no país de Chávez, não existe uma diretriz ou programa para a distribuição dos fundos. Quem determina o destino das verbas é o lobby político. Por essa razão, não há substancial mudança no quadro social.
Sinceramente, estou vivendo um misto de emoções. Afinal, não é todo dia que um jornal inglês elogia uma política social do governo Lula. Em contrapartida, é triste constatar que apenas o fizeram para ter meio de comparação ao criticar o governo do presidente Chávez. A vida tem dessas coisas!
Aos amigos,
o mercado de opções,
Marcos André Ceciliano
Um comentário:
Marcos, parabéns! Mais um texto muito esclarecedor. Não comentei o anterior, mas digo que está de parabéns.
Postar um comentário