segunda-feira, julho 30, 2007

Obama está ganhando os EUA...

Barack Obama, é capa do "The New York Times" mais uma vez. Na edição dessa segunda, o jornal traz uma reportagem completa sobre o senador, que ameaça tomar de Hillary Clinton a indicação do partido democrata.

É engraçado constatar que Hillary é senadora por New York e não tem o mesmo espaço jornalístico que o representante de Illinois. Parece que Obama conseguiu ganhar a imprensa do estado, uma aliada muito importante em uma campanha presidencial.

A jornalista Janny Scott não poupou elogios ao pré-candidato, chegou a dizer que o senador foi um dos poucos democratas progressistas dentro de um regime de forte controle republicano. Um comentário não muito imparcial.

A matéria também ressalta o bom desempenho legislativo do presidenciável. O ponto alto é uma tabela com os projetos de lei mais importantes do senador. Disponibilizei os dados abaixo:


SAÚDE
Não aprovados:
1999 - Emenda a constituição de Illinois que garante à população do estado acesso a todos os serviços de saúde gratuitamente.
2005 - Projeto de lei autorizando a pesquisa de células-tronco
Aprovados:
2003 - Medidas para garantir acesso livre a serviços de saúde para aqueles que estão abaixo da linha da pobreza.
2004 - Projeto de lei que determina a criação de uma comissão para determinar um plano de saúde universal para o estado de Illinois.

POBREZA
Aprovados:
1997 - Projeto de lei que determina um estudo de longo prazo sobre as taxas de pobreza, tornando a informação acessível a universidades e institutos de pesquisa.
1999 - Projeto de lei que determina o treino de agentes federais de saúde.

VIOLÊNCIA
Aprovados:
1997 - Projeto de lei para a criação de um programa para reintegrar jovens delinquentes que cumpriram pena a suas comunidades.
2003 - Projeto de lei que obriga políciais a gravar as sessões de interrogatório de suspeitos.

DIREITOS CIVIS
Não aprovados:
2005 - Projeto de lei que torna crime a discriminação sexual.
Aprovados:
2003 - Projeto de lei que visa acabar com a discriminação racial no trânsito.

ÉTICA
Não aprovados:
2005 - Projeto de lei para a criação de um fundo para as eleições da Suprema Corte.
Aprovados:
1998 - Projeto de lei que proíbe a aceitação de presentes de lobbystas e o uso pessoal do dinheiro de campanhas políticas.
2003 - Projeto de lei que autoriza os inspetores do estado a investigar as violações.

MEIO AMBIENTE
Não aprovados:
2005 - Projeto de lei que determina o uso de certo percentual de energia renovável nas indústrias.

CONTROLE DE ARMAS
Não aprovados:
2001 - Projeto de lei para a criação de um cartão de indentificação dos portadores de armas durante o processo de registro.

IMIGRAÇÃO
Aprovados:
2003 - Projeto de lei que determina a criação de um escritório de imigração com serviços educacionais e de registro.


Já fiz várias críticas ao sistema de colégios eleitorais dos EUA, que considero antidemocrático. Mesmo porque, como foi provado na primeira eleição de George W. Bush, nem sempre prevalece a escolha da maioria. Para os que não se lembram do ocorrido, o candidato democrata, Al Gore, conseguiu maioria em votos, mas, não em colégios eleitorais. Então, Bush foi declarado presidente.

Entretanto, preciso admitir que é um país que leva as primárias a sério. O processo é transparente, com debates na televisão e interatividade com o público. Não existem indicações de caciques, como na política brasileira. Os candidatos precisam mostrar que tem mais chances do que os outros. Bem que podia ser assim na minha cidade...

Aos meus amigos,
Norah Jones,

Marcos André Ceciliano

Nenhum comentário: