segunda-feira, agosto 20, 2007

Alguma coisa está fora da ordem...

Qual é a parcela de culpa das agências de risco na crise do mercado imobiliário? Suas análises e metodologias não são mais confiáveis?

Essas perguntas são importantes e não podem ficar sem resposta. Mesmo porque, os desdobramentos da crise foram catastróficos: retirada em massa de fundos, queda nos preços das ações e revisão da política monetária, em detrimento do controle da inflação americana.

Para evitar maiores danos, o BC Europeu interviu generosamente no mercado de crédito. Mas, deixou claro que sua preocupação está além do curto-prazo. A Comissão Europeia está fazendo todos os esforços para investigar as agências de credit-rating, e pretende criar portarias para evitar futuros problemas com títulos imobiliários. Mas, o BC Americano não parece tão preocupado com isso.

Na verdade, essa é uma marca da administração Bush: a eliminação ou a redução de medidas regulatórias em negócios. Foi assim nos últimos sete anos. Para os liberais, é maravilhoso! No entanto, estão suprimindo leis que protegem o meio ambiente e os direitos dos consumidores, algo que deveria estar acima de qualquer interesse econômico.

Muitas empresas acreditam que mercados sem intervenção são mais proveitosos. Mas, em momentos de crises, percebemos o quão importantes são as travas regulatórias. Nos últimos anos, as instituições financeiras americanas preferiram o risco. A crise dos títulos subprime é fruto dessa "liberdade" que foi instituída pelo governo Bush. Depois dizem que não entendem o porquê de Wall Street em peso apoiar campanhas de candidatos democratas.

Aos amigos,
Bob Dylan,

Marcos André Ceciliano

Nenhum comentário: