segunda-feira, julho 23, 2007

A RCTV está de volta...

Sete semanas após ter saído do ar, quando da não-renovação de sua licensa de transmissão pelo governo Chávez, a RCTV está de volta. Mas, o canal está disponível apenas para 2/5 dos venezuelanos, os que tem acesso à tv a cabo ou via satélite.

O ressurgimento da estação prova que os críticos internacionais estavam errados, disse o presidente da Venezuela. A RCTV poderia ter se tornado um canal fechado imediatamente após o corte do sinal, mas, preferiu não fazê-lo para causar sensacionalismo, completou.

Como economista, digo que o problema da RCTV hoje é administrativo, já que a licensa, ao que tudo indica, não tem chances de ser renovada. Então, a solução é adequar a estrutura macro do canal para um modelo inferior, com retornos baixos. Os desdobramentos previsíveis são: demissão de funcionários, alteração da grade e fim dos contratos de exclusividade.

A TVes, emissora que ocupou o slot(canal 2) da RCTV, tem atingido 10% da audiência da antecessora. A razão para isso é simples: TVes é uma emissora de serviço público. Exibe alguns programas de produturas independentes, mas estes são de baixa qualidade.

Entretanto, nem os canais fechados estão livres do controle governamental, disse o Ministro das Comunicações da Venezuela. Ao contrário do caso brasileiro, o governo Chávez estuda a possibilidade de que os canais a cabo ou via satélite sejam obrigados a transmitir discursos do presidente à nação, todos não remunerados.

O caso da RCTV trouxe a Chávez um prejuízo incomensurável em sua imagem internacional, e instigou a oposição dentro da Venezuela. Alguns institutos de pesquisa, como a Hinterlaces, sugerem que a popularidade de Chávez foi abalada pelo fechamento da RCTV. Em contrapartida, Félix Seijas, respeitável pesquisador, diz que a aprovação do presidente continua na casa dos 70%.

O maior beneficiado pela não-renovação da concessão da RCTV foi Gustavo Cisneros, proprietário da maior emissora rival, a Venevisión. Cisneros, que apoiava a oposição, é acusado de ter feito um acordo com o governo Chávez. Em um editorial de seu canal, ele acusou "certas figuras do governo" de quererem apenas notícias favoráveis ao regime. Mas, também disse que não é papel de uma emissora tomar parte em um conflito político. Ao que tudo indica, ninguém quer desagradar o rei.

Aos meus amigos,
os contos de Mandrake,

Marcos André Ceciliano

2 comentários:

Felipe Gomes disse...

cara, incrivel o que esse Hugo Chaves esta fazendo, esse cara deveria sr danido.
socialismo em um lugar aonde naum se cabe...
mais fazer o que neh....
abração

Felipe Gomes disse...

achei isso que esse Chaves fez uma grande palhaçada, tentar enquadrar socialismo no mundo onde isso não se cabe mas, com o fechamento da RCTV ele, praticamente implantou uma ditadura ridicula e sem nexo, mais vamos fazer, temos que pensar aqui primeiro,
grande abração futuro prefeito...