quarta-feira, dezembro 13, 2006

It´s a terrible law

Já que o tema da semana é cinema, escreverei sobre uma das produções mais aclamadas da história do cinema, "Anchors Aweigh". Estrelado por Gene Kelly, Frank Sinatra e Dean Stockwell. O filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, além de ter sido indicado em outras 4 categorias: melhor filme, melhor ator (Gene Kelly), melhor canção original ("I Fall in Love Too Easily") e melhor fotografia.

Este filme está na minha lista dos 10 melhores de todos tempos. Não apenas pelo elenco, o que já seria um motivo justo, mas, por ser um musical completo. Os cenários, a música, o sapateado, são de uma perfeição clássica, única. Algo que não temos hoje. O cinema americano atual é prostituído, banalizado. Não apenas pela futilidade dos roteiros, mas, porque se tornou algo puramente comercial. Não é à toa que produções alemãs de baixo custo, como "Adeus Lenin", estejam desbancando as milionárias americanas. Isso porque o que falta em dinheiro para as produções Europeias, sobra em cultura e criatividade.



O vídeo acima guarda uma curiosidade: No roteiro original, Mickey Mouse seria o desenho animado que faria a cena musical com Gene Kelly. Porém, como Walt Disney não autorizou a utilização do personagem em um filme da Metro-Goldwyn-Mayer, Kelly resolveu usar um desenho do próprio estúdio: o rato Jerry, da dupla Tom e Jerry.

É uma cena inesquecível, atemporal. Algo que a pobre Hollywood de hoje não conseguiria reproduzir.

Aos meus amigos,
cenas de Cover Girl,

Marcos André Ceciliano

6 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito que tenha encontrado essa cena. Ela é perfeita, faz tempo que não a via.
Esse blog cada dia me surpreende mais.

Parabéns, Marcos!

Anônimo disse...

O filme todo é uma graça. Principalmente a parte em que encontram o menininho. Fico feliz por um jovem reconhecer a beleza de um clássico.

Anônimo disse...

Marcoooooooossssssssssssssss.
Amei! Só você para alegrar meu dia.
Faz um favor, pega o filme e traz aqui pra casa pra gente assistir.
Beijoks

Anônimo disse...

Muito lindo esse trecho! O mais legal é que o filme é de 1945. É incrível imaginar que pudessem fazer uma interação de um ator com um desenho de forma tão perfeita naquela época.

Anônimo disse...

Cadê você com o filme? Estou esperando!

Anônimo disse...

Realmente, um grande filme. Para notícias atualizadas sobre o sapateado no Brasil, visite o Divulgando: http://divulgandotap.blogspot.com / http://www.geocities.com/divulgando