quinta-feira, dezembro 21, 2006

Gabriela Borgerth, anotem esse nome.

Certa vez, estava no corredor da faculdade e me deparei com uma moça fazendo alguns passos de sapateado. Achei estranho. Mas, ela o fazia muito bem.

Alguns dias após o ocorrido, estava no mesmo corredor, conversando com um amigo, quando ela apareceu. Começamos a conversar e percebi que não era apenas o sapateado. Ela tinha um histórico surpreendente: havia feito balé, teatro e também cantava.

Não me contive e pedi para que cantasse algo. Ela relutou um pouco, mas, a amiga que a acompanhava insistiu. Felizmente, conseguimos convencê-la. Perguntei se conhecia "Anos dourados", de Chico Buarque e Tom Jobim. Ao que ela começou a cantar. Fiquei surpreso!

Há muito não escutava uma voz tão doce. A delicadeza da moça é cativante. Nunca gostei dessa música na voz de outros intérpretes. Mas, de uma forma surpreendente, estava adorando ouví-la na voz de Gabriela.

Depois de alguns elogios, muito merecidos por sinal, ela contou que havia participado recentemente de um festival e que havia terminado em terceiro lugar.

Consegui o vídeo do festival, vejam como não estou exagerando:



Ela canta "Preciso aprender a ser só", de Elis Regina. Infelizmente, há um pequeno delay no vídeo. A imagem chega antes do audio. Mas, isso não impede que apreciemos sua bela voz.

Para mim, um desiludido com a juventude, Gabriela é uma esperança. Uma estudante de Economia que cresceu aprendendo a valorizar a cultura nacional. Que conhece Chico Buarque, Tom Jobim e Elis Regina. E não se encanta com modismos, como os funks esdrúxulos que descrevem orgias sexuais em suas letras.

Sua percepção de cinema e teatro também é incrível. Não algo fantioso, desmedido. É com muito respeito que fala sobre atores como Gene Kelly e Fred Astaire. A beleza de sua compreensão está na sua modestia, na simplicidade de seu olhar. Percebe-se que não existem pretensões banais. Gabriela não é fútil, como a maioria. É amante das artes cênicas, apaixonada pela cultura de seu país.

Fico feliz por tê-la conhecido,
nem tudo está perdido,

Marcos André Ceciliano

2 comentários:

Anônimo disse...

Nice Blog, some interesting info and thoughts, a bit radical for me at times but thats ok.

Anônimo disse...

Linda a voz da moça! Ela também é muito bonita. Quero conhecê-la.