sábado, dezembro 23, 2006

E na Tailândia...

A Tailândia por muito tempo utilizou-se da paridade cambial com o dólar, assim como a China e outros países da região. Mas, foi obrigada a flutuar a moeda durante a crise financeira da Ásia, no final dos anos 90 - uma política que trouxe estabilidade econômica. Agora, como o dólar está em queda, a Tailândia está com problemas para competir com outros mercados exportadores.

E não há perspectiva de melhoras. Washington preza pela manutenção do dólar baixo, para ajudar os exportadores americanos e, assim, diminuir o déficit da balança comercial. Bancos estrangeiros estão se desfazendo de títulos atrelados ao dólar, para diversificar investimentos e, também, porque apostam na trajetória de queda da moeda Americana.

Então, o que fará a Tailândia? Deve voltar a paridade cambial? Os investidores provavelmente abandonariam o país. Uma estratégia mais efetiva seria a de ampliar as exportações na Europa e em outros países em que a moeda esteja em vantagem sobre o dólar. Mas, esse tipo de mudança leva tempo. Até lá, a Tailândia continuará sendo vítima do sucesso de sua política econômica.


Aos amigos,
Sounds of silence,

Marcos André Ceciliano

Um comentário:

Anônimo disse...

Fianlmente! Precisei reclamar
Muito bom o Artigo, um tema original, by Marcos Ceciliano. Ahahahahaha

Abraços! Feliz Natal!