sexta-feira, setembro 21, 2007

A história se repete...

Há algo muito sério acontecendo na economia mundial: o dólar caiu, os preços do petróleo aumentaram e os investidores estrangeiros regulares estão abandonando o mercado de ativos dos EUA. O mais importante é que há uma familiaridade histórica nisso tudo. O mesmo aconteceu nos anos 70, com os petrodólares, e novamente nos anos 80, com a desvalorização do câmbio americano. Existe alguma razão para nos preocuparmos?

Para os mercados, a maior preocupação é a perda de interesse nos ativos americanos. Os Estados Unidos são tão dependentes de capital estrangeiro que, se esses investidores decidirem abandonar o mercado rapidamente, acontecerá um crunch de crédito. Exatamente como no caso subprime. Se eles estiverem comprando muitos ativos americanos, isso não acontecerá.

Para esses investidores "saudáveis", sejam eles os sheiks do petróleo ou os Bancos Centrais da Asia, os Estados Unidos estão a venda. As pessoas compram mercadorias em promoção porque os preços estão muito baixos, mas só o fazem porque esperam que eles subam futuramente.

Quanto mais tempo durar as vendas, menor será a demanda ao longo do tempo. Existe uma teoria econômica profética hoje, a de que as expectativas a longo prazo para a economia americana estão incorretas. Então, ninguém sabe exatamente quando ou como essa venda irá cessar. Mas, parece que poucas pessoas tem certeza de que isso irá acontecer.

Aos amigos,
o mestre Cartola,

Marcos André Ceciliano

Nenhum comentário: