domingo, setembro 09, 2007

Eu choro o 11 de setembro...

Estou cansado do sensacionalismo da mídia para com o ataque que derrubou as torres gêmeas de Manhattan. Não por falta de sensibilidade à tragédia, mas, por uma questão de justiça histórica.

Todas as democracias deveriam lamentar o 11 de setembro. Não o da potência Americana, mas, o do Chile, ocorrido em 1973. Quando o governo do médico marxista Salvador Allende, eleito pelo voto direto, foi derrubado por um golpe militar.

Esse é um dos episódios mais tristes da história da America Latina. Os golpistas ofereceram a Allende a oportunidade de renunciar e se exilar no exterior. Mas, ele preferiu resistir. Durante horas, tanques e aviões bombardearam o palácio La Moneda. Sessenta guardas presidenciais lutaram bravamente contra o exército de Pinochet. Mas, a derrota era inevitável. O presidente foi assassinado.

A ditadura Chilena durou 17 anos, não um dia. Entre os diversos crimes ocorridos no período, podemos destacar a supressão de liberdades individuais, o fechamento do congresso e diversas execuções extra-judiciais. Então, as perguntas que não querem calar são: Por que a mídia global não chora os milhares de desaparecidos e mortos do Chile? Será que a dor dos filhos da America Latina não merece destaque em seus noticiários?

O vídeo abaixo foi transmitido quando dos 30 anos da operação Colombo. O trecho em questão fala da derrubada do governo Allende. Pablo Milanés canta "Yo pisaré las calles nuevamente", linda música que fala sobre a ditadura no Chile.



Aos amigos,
o abraço e o choro sincero,

Marcos André Ceciliano

Nenhum comentário: