terça-feira, outubro 09, 2007

Quer viver em lugares com baixa taxa de homicídios? Cometa um crime!

Nos EUA, como em todo país desenvolvido, as taxas de criminalidade tem grande influência nas escolhas de moradia. Nos últimos 50 anos, as grandes cidades americanas registraram um declínio abrupto nos índices de violência. Ironicamente, as taxas mais baixas de homicídios foram registradas em locais onde se encontram a maior quantidade de criminosos: as prisões americanas.

As estatísticas divulgadas recentemente pelo Departamento de Justiça apresentam dados importantes sobre as causas de morte nas prisões estaduais. Em 2005, 56 prisioneiros foram assassinados. Existem aproximadamente 2 milhões de detentos nessas prisões, o que nos leva a uma taxa de homicídio de 2,8 para cada 100.000 prisioneiros.

O resultado é inferior a metade da taxa da cidade de New York (6,6 por 100.000) e menor que o da cidade de Baltimore (42 por 100.000). Entre as 66 maiores cidades dos Estados Unidos, apenas El Paso, Honolulu e Hawaii tem taxas mais baixas que as das prisões estaduais. Interessante, não?

Infelizmente, não pude fazer um comparativo com a situação do nosso amado Brasil. Mesmo porque, nossos dados criminais são distorcidos, coletados sem diretrizes e viesados. Fazer o quê? A vida tem dessas coisas.

Aos amigos,
os cabelos de Bianca,

Marcos André Ceciliano

Nenhum comentário: