sábado, outubro 28, 2006

Uma lição da imprensa americana


Como de costume, estava assistindo ao canal FoxNews esta manhã. E o tema principal desta emissora, que é declaradamente Republicana, são as eleições para o Congresso Norte-americano.

Percebam a maravilha da frase anterior, a emissora é "declaradamente Republicana". Sim, nos EUA os meios de comunicação tomam partido durante as eleições e isso tem que ser visto como um ponto alto daquela democracia, porque, não há demagogia. Quando assisto a Fox, o faço consciente de que os comentários são tendenciosos. Não é como no Brasil, onde as emissoras se dizem imparciais, mas, manipulam e suprimem o conteúdo dos telejornais.

O programa ao qual assistia era o Cavuto Live. Entre outras coisas, foram discutidas as eleições para o Senado e a criação do muro na divisa entre os EUA e o México. Quanto a parte eleitoral, o que mais me chamou atenção foi a disputa para o Senado no Missouri, entre a Democrata Claire McCaskill e o Republicano Jim talent.

O Missouri é um dos 5 estados americanos em que a eleição não está definida. Talent tem 48% das intenções de voto, contra 45% de McCaskill. Mas, o que anda agitando a campanha daquele estado é a discussão sobre a pesquisa de células tronco. O candidato Talent é contra, mas, Claire McCaskill está comprometida com a causa.

Segundo estimativas da Votemaster, a nova composição da câmara terá 226 deputados democratas, contra 207 republicanos. E no Senado 51 Democratas, contra 49 Republicanos. Em outras palavras, o governo Bush estará, a partir do próximo ano, dependente de um congresso com maioria Democrata. Ou seja, os EUA terão um orçamento com menos gastos em guerra, aumento nos impostos e melhora nos serviços para a população pobre. Definitivamente, um tiro no pé do partido Republicano.


Aos meus amigos,
uma ótima semana,

Marcos André Ceciliano

Nenhum comentário: