segunda-feira, agosto 21, 2006

Quem é essa mulher?



Hoje, segunda-feira, assisti ao aclamado Zuzu Angel. E chorei em várias cenas, como uma criança. Sempre achei "Angélica" uma das músicas mais tristes de Chico Buarque. Só não sabia que Angélica, na verdade, era Zuzu Angel. Após assistir o filme, percebi que a letra é perfeita, além de triste, também é uma denúncia. Transcrevi a música abaixo e fiz um comentário para cada estrófe.

Angélica - Chico Buarque

Quem é essa mulher?
Que canta sempre esse estribilho?
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar

( Stuart Edgard Angel foi torturado e morto em uma base aérea da Aeronáutica no Rio de Janeiro. Seu corpo foi jogado ao mar de helicóptero)

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse lamento?
Só queria lembrar o tormento
Que fez meu filho suspirar
( Zuzu Angel recebeu uma carta de um prisioneiro que foi torturado com Stuart. A carta descreveu todo o processo de tortura e confirmou que Stuart morreu na base aérea)

Quem é essa mulher?
Que canta sempre o mesmo arranjo?
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu corpo descansar

( Zuzu reclamou até o dia de sua morte o direito de enterrar seu amado filho e lutou através de todos meios possíveis para que os assassinos de Stuart fossem julgados e pagassem por seus crimes.)

Quem é essa mulher
Que canta como dobra um sino?
Queria cantar por meu menino
Que ele não pode mais cantar

( Um dos representantes da Anistia Internacional disse a Zuzu que gostaria de ser tão corajoso quanto ela. Zuzu respondeu: Não sou corajosa, corajoso era meu filho, eu tenho legitimidade)

Aos meus amigos,
assistam e chorem,

Marcos André Ceciliano

2 comentários:

Anônimo disse...

Chorou mesmo... Eu também chorei.
Saudades! Veja se aparece...

Anônimo disse...

Não assisti ao filme, mas já conhecia o "poder" da música.
Linda, né?!
Bjinhos...