terça-feira, maio 04, 2010

Gente estúpida, gente hipócrita...

Eu tenho vergonha da imprensa do meu país! Decidi começar esse artigo com uma frase impactante, que traduz exatamente a indignação que toma conta da minha consciência quando leio os periódicos da grande mídia brasileira. A verdade é que, no Brasil, uma imprensa tão marrom como a de hoje, não existe desde a morte de Carlos Lacerda. E isso é lastimável! Salvo honrosas exceções, tudo o que se publica hoje possui uma segunda intenção tão gritante que dá nojo.

No mês de abril, tivemos a primeira demonstração de como a mídia irá se comportar durante o processo eleitoral: ao terem ciência de que, segundo a pesquisa Vox Populi, Dilma Roussef estaria em empate técnico com José Serra, os grandes meios de comunicação decidiram não noticiar o fato. Isso porque, a pesquisa Vox Populi contrariava a surpreendente vantagem obtida por José Serra na pesquisa Datafolha. Esse foi um silêncio covarde, que manchou a honra das redações dos jornais de todo o país.

Na mídia impressa, não há discussão: a revista VEJA é unanimidade. Suas publicações são tão fantasiosas, que nem Jules Verne seria tão criativo. Sua redação já não exerce liberdade de criação, está fielmente condicionada aos interesses de seus patrões. E estes estão claramente dispostos a tudo para atingir seu objetivo político, tanto que chegam a adentrar no gênero ficcional, com narrativa de literatura folclórica.

Em suas páginas, encontramos seres que só poderiam existir mesmo na ficção, como o Diogo Mainardi. "Jornalistas" que não se envergonham de utilizarem-se de qualquer preceito esdrúxulo para destruir a imagem do governo e de sua candidata à sucessão; através de crises que eles sabem que são hipócritas, falsas e eleitoreiras, pois tratam como novidade práticas republicanas seculares.

Não aguento mais ver tanta injustiça, tanta mentira, tanta esbórnia e irresponsabilidade com o futuro do país.

Infelizmente, essa é a nossa imprensa: desprovida de ética e totalmente comprometida com o conservadorismo, que é o modelo absorvido pela classe média brasileira. Uma das poucas classes médias do mundo em ascenção que é fraca, preconceituosa e tem péssima formação educacional.

Mesmo assim, e isso é o pior de tudo, esse pessoal se acha bem informado às custas de "O Globos", "Folhas", "Épocas" e "Vejas"; e se acha elite, adotando comportamentos e idéias de comentaristas da mídia.

Já a elite de verdade, o clube bilionário desse país, é o que temos de pior: é racista, canalha e egoísta. E, por mais que tente disfarçar, nutre ódio pelo presidente operário. Passou 8 anos indignada por ser governada por ele, por tê-lo em um lugar que sempre foi de um dos seus.

Essa elite é o retrato da decadência: pobre de cultura e formação, composta por herdeiros de corruptos que se julgam nobres. Uma gente de ambição desmedida, sem percepção estratégica, que ainda não percebeu o óbvio, elucidado por Gilberto Freyre ainda em 1933: que se quiser continuar a habitar a casa grande, precisa, no mínimo, deixar a senzala comer um pouco melhor.

Estou indignado com tanta mediocridade e maucaratismo, cansado de ver o Brasil retroceder em valores e ética a cada governo de direita. É triste e ultrajante a percepção de que o progresso democrático em nosso país contraria os interesses de meia dúzia de poderosos; e que eles são capazes de tudo para impedí-lo. Isso porque, possuem uma ganância maior do que o tempo que terão em vida para aproveitar as vantagens de sua perversidade.

Esse artigo é um desabafo, um grito estridente de quem está cansado de agir corretamente, de seguir os bons modos, o politicamente correto e, olhando em volta, ver o triunfo dos canalhas sobre o homem de bem ser noticiado como apoteose, por uma imprensa estúpida e hipócrita. É como disse Ella Wheeler Wilcox: "Pecar pelo silêncio, quando devemos protestar, nos torna covardes”.

Aos amigos,
o silêncio de minha espera,

Marcos André Ceciliano

10 comentários:

Tony disse...

Meu amigo, estava com saudade da sobriedade de suas palavras. Muito bom o texto!!!!!!

AdriMello78 disse...

ÓTIMO TEXTO! Pelo visto, o Marcos político está de volta. Isso é muito bom. Também já está na hora de fazer as pazes com seu tio, ele precisa de sua ajuda em muitas áreas. VOCÊ tem de assumir o seu lugar de direito dentro da COORDENAÇÃO DE CAMPANHA.

Paula disse...

"...tanta injustiça, tanta mentira, tanta esbórnia..."

"...é racista, canalha e egoísta."

"...tanta mediocridade e maucaratismo."

"...estúpida e hipócrita."

Não tenho o que falar do texto, você continua muito inteligente! Mas, é só perceber nos trechos que listei acima que vc não está bem com algo. Esse não é seu estilo de escrita vc não é agressivo!

E no fim vc termina com uma frase e tanto: "o silêncio de minha espera".

Deve ter um nome feminino por trás disso tudo... Deve estar apaixonadinho. rsrsrsrs...

Beijinhos!
Saudades!

Blog do Leonardo Domingues disse...

Deixe como comentário a frase da Sr.Dilma no Twitter:Comemoremos o Dia da Liberdade de Imprensa.Hoje, no Brasil, temos uma imprensa livre, que fala o que quer,sem censura ou mordaças.

Joana disse...

Huuuuummmm...

Adorei o texto, lindinho.

Parabéns!

Renato disse...

Marcos, amigo, irmão!

Não foi o prefeito mais jovem do país por conta de um acordo calhorda. Mas, esse fato não impedirá seu brilhante futuro político!

SAUDADES!

Anônimo disse...

Awsome site, thanks for all the info it was real helpful.

Anônimo disse...

Escrita altamente aqui, opiniôes assim dão vida ao indivíduo que analisar nesta página :/
Realiza mais do teu espaço, a todos os teus leitores.

Anônimo disse...

Olá agradável este blog está bem organizado.........boa:)
Amei faz mais posts assim !

Anônimo disse...

Olá trata-se a 2ª vez que encontrei o teu blogue e reflecti imenso!Bom Projecto!
Até à próxima