quarta-feira, julho 16, 2008

Pragmatismo econômico...

Não é fácil chegar a um alto cargo econômico em Washington, disso ninguém duvida. E não estou falando dos secretários de comércio e trabalho, que praticamente desapareceram desde o início da crise subprime. Falo de Ben Bernanke e Hank Paulson, que após uma semana de muitas discussões, apresentaram seu melhor plano para salvar Fannie Mae e Freddie Mac. E quem gostou? Ninguém. (Meu artigo anterior explica o plano)

Sem dúvida, os dois economistas não formam uma dupla óbvia. Primeiro, lá está Bernanke, o acadêmico que virou presidente do FED pelas vias de Princeton. Do outro lado, Paulson, o banqueiro que virou secretário do tesouro através da Goldman Sachs. Caminhos bem diferentes.

No entanto, eles tem algo em comum: pragmatismo. Eles encaram um problema de frente e se dedicam a resolvê-lo. Pelo bem da economia e para agradar a seus partidos políticos. Porém, o pragmatismo deles anda fugindo do que rege o senso econômico comum.

Alguns democratas acham que o governo está financiando o passeio dos ricos. No mesmo sentido, republicanos denunciam que o governo Bush virou socialista. Ambos os lados estão querendo mostrar aos eleitores que são conscientes, já pensando nas eleições de novembro, se recusando a dar a Bernanke e Paulson um cheque em branco. O problema, como Paulson corretamente explicou, é que um cheque em branco é a melhor proteção em tempos de incerteza. As perguntas que não querem calar são: o pragmatismo de Paulson e Bernanke vencerá? Deveria?

Aos amigos,
a falta de senso de meus detratores,

Marcos André Ceciliano

6 comentários:

Anônimo disse...

Marcos, não entendi uma coisa. Quem ampara o projeto de Bernanke e Paulson? Se no congresso os dois partidos estão contra, quer dizer que só a Casa Branca apóia a medida? Ou seja, isso quer dizer que esse é mais um dos favorecimentos rotineiros do governo Bush...

Arrebentou no texto! Espero você em agosto!

Bjksssssssssss!

Anônimo disse...

Faltou dizer que Paulson foi ótimo jogador de futebol americano na faculdade. AHAHAHHAHAH

Marcos, escreve algo sobre o Opportunity. Quero ler sua opinião!

Anônimo disse...

Vou me juntar ao Mario nessa. Faltou dizer que Bernanke ganhou o concurso soletrando de sua escola. E estou falando sério! Isso consta no currículo dele. Podem conferir no site do FED.
Ahahahahahaha

Marcos, muito bom o texto!

Fica com Deus, amigo.

Anônimo disse...

FALA DO DANIEL VALENTE DANTAS!!!!
ESCREVA SOBRE O DANIEL DANTAS!!!!
ACABE COM O DANIEL VALENTE DANTAS!

ESTAMOS ESPERANDO!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto! rsrsrs
Mais eu não entendo muito disso não.

Melhora logo, tá lindinho!

Bjkssssssss!

Anônimo disse...

Marcos, as empresas tiveram boa recuperação na bolsa ontem. Mas, PETRO e Vale caíram muito. É estrangeiro vendendo mesmo? Qual a razão disso?

Vamos almoçar essa semana.